O debate “A mulher e as atuais recomendações para a detecção precoce do câncer de mama”, marca, nesta quinta-feira, 6, no INCA, as comemorações do Outubro Rosa 2016, mobilização mundial organizada para estimular o compartilhamento de informações acerca da doença, proporcionar maior acesso ao serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade. O debate é promovido pelo INCA e pelo jornal Extra.
O câncer de mama é o que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos. No Brasil, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama em 2016. O câncer de mama responde por cerca de 25% das novas ocorrências a cada ano. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
O debate, que contará com a participação de autoridades em saúde e representantes de movimentos sociais, acontece às 11h, no auditório do 8º andar do edifício-sede do INCA, na Praça Cruz Vermelha, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. O evento é aberto ao público. Para assistir, basta levar a carteira de identidade. As vagas são limitadas a 220 pessoas no auditório. O debate também será transmitido ao vivo pela página do Extra na rede social Facebook (facebook/jornalextra).
Fonte: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/agencianoticias/site/home/noticias/2016/debate-marca-comemoracoes-do-outubro-rosa-2016-no-inca